terça-feira, 16 de março de 2010

A criança e o sono I

A quantidade e qualidade do sono são uma das grandes preocupações parentais. Recusas na hora de deitar, sono leve, agitado e interrompido, muitas vezes com exigência de alimentos, água ou atenção, são comuns nos primeiros anos de vida. No entanto, aos seis meses de idade, o bebé deve ser capaz de adormecer e dormir sozinho oito a dez horas seguidas.

A aquisição de bons hábitos de sono é aprendida e depende da atitude dos pais ao ensinar com segurança e tranquilidade as rotinas adequadas.
Durante os primeiros quatro meses será difícil ensinar mais do que a diferença entre o sono diurno e o nocturno, associando-lhes sempre estímulos externos diferentes como dormir com luz e ruído no primeiro e o oposto, sem luz e sem ruído, no segundo.
Até aos seis meses o bebé deve dormir na sua cama e no quarto dos pais, a partir daí poderá passar para o seu, e fazê-lo sempre em silêncio e com muito pouca luz (luz de presença que permita a vigilância).

Os lactentes são, no geral, avessos às quebras das rotinas diárias pelo que todas as noites se devem seguir sempre os mesmos rituais na hora do deitar.

O horário, entre as 20 e as 21 horas, deve ser sempre mantido, mesmo ao fim de semana, em dia de festa ou durante as férias. O ambiente confortável e calmo do quarto, associado a actividades de relaxamento como o canto em voz suave de cantigas de embalar ou a leitura pausada de uma pequena história após o banho são algumas das regras a aconselhar. Se repetidas todos os dias, sem excepção, estimularão na criança um sono tranquilo, sem oposições ou interrupções.

Estímulos externos relacionados com o dormir, iguais e repetidos, proporcionam a antecipação e induzem a resposta desejada: disponibilidade para o adormecimento sem imposição de atitudes dependentes dos adultos como o pegar, embalar ao colo ou na cama e mesmo passear pela casa.

Elementos externos a associarem ao sono:

- Quarto
- Cama
- Silêncio
- Iluminação mínima que permita apenas a vigilância
- Chupeta (até aso 12 meses)
- Boneco só usado para acompanhar o sono

Quando repetidos sistematicamente todos os dias indicam à criança que é hora de dormir o que a vai tornar receptiva ao adormecimento agora e também nos despertares nocturnos.
*Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails