sábado, 13 de março de 2010

Massagem Infantil

“A massagem infantil integra vários elementos da criação de laços afectivos num programa estruturado de interacção entre pais e filhos” (Evans, 1990).

O programa de massagem criado por Vimala McClure baseia-se na massagem indiana, massagem sueca, métodos de reflexologia e posturas de yoga adaptados aos bebés, bem como o protocolo das cólicas para aliviar desconfortos que são típicos nos bebés.
Em 1978 Vimala a pedido de vários pais, começou a ensinar a massagem do bebé e é assim que nasce a IAIM, Associação Internacional de Massagem Infantil. Em 2003 nasceu a APMI, Associação Portuguesa de Massagem Infantil.

É através do ensino da massagem que os instrutores contribuem para que o toque seja valorizado e reconhecido o seu papel na formação e desenvolvimento do processo vinculativo.
Desmistificam os receios do toque e transformam-no num meio favorecido de trocas afectivas e de comunicação. Se a vinculação é primordial também os meios para alcança-la o devem ser; a missão do instrutor de massagem infantil (MI) é reavivar o toque nas famílias que no alvoroço da vida citadina se esquecem de simplesmente tocar e de se deixarem tocar…


A vinculação nasce de uma tendência inata para estabelecer laços afectivos fortes com pessoas particulares (habitualmente os pais) que permitem ao bebé sentir-se protegido e reconfortado e consequentemente seguro para explorar o seu ambiente. Este processo é contínuo e gradual e acompanha o ser humano em toda a sua existência, até porque o bebé de outrora é o pai de agora que cuida e ama. O comportamento de vinculação desenvolve-se lentamente e sob a forma de pequenos gestos, de pequenos toques mas é no somar destes pequenos acontecimentos que se projecta uma enorme afectividade capaz de desenvolver crianças felizes e futuros adultos equilibrados e saudáveis.

A massagem infantil é um momento de interacção carinhosa e calorosa; um lugar seguro para estimular a criança e a descontrair, numa interacção reciprocamente agradável e enriquecedora.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails