segunda-feira, 14 de junho de 2010

Quando iniciar a escovagem dos dentes?

Sondagem fechada!

Quando a criança tem destreza manual para isso - 0 (0%)
A partir do primeiro ano - 2 (11%)
A partir da erupção do primeiro dente - 12 (70%)
Quando a criança não engolir a pasta - 3 (17%)

Após a erupção do primeiro dente, a higienização deve começar a ser feita pelos pais, duas vezes por dia, utilizando uma gaze, uma dedeira ou uma escova macia, com um dentífrico fluoretado com 1000-1500 ppm (mg/l) de fluoreto, sendo uma das vezes, obrigatoriamente, após a última refeição.
A quantidade de dentífrico a utilizar deve ser idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão, da própria criança (dedo mindinho).

Não se recomenda qualquer tipo de suplemento oral com flúor.

Aos pais das crianças com menos de 3 anos deverá também ser fornecida informação sobre alimentação, factores de cariogenicidade e a importância de prevenir as cáries precoces da infância, chamando a atenção, em especial, para o facto de o bebé, a partir do 1º ano de idade, não dever usar prolongadamente o biberão nem adormecer com ele na boca, quer tenha leite, farinhas ou sumos. É também particularmente importante reforçar a absoluta contra-indicação da utilização de chupetas com açúcar ou mel.

A partir do momento em que a criança apresenta um dente com uma lesão de cárie dentária, passa a exigir medidas preventivas e terapêuticas específicas. Após o tratamento da lesão de cárie essa criança é incluída num grupo que, do ponto de vista preventivo exigirá maior atenção e acompanhamento.

Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, integrado no Plano Nacional de Saúde 2004-2010.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails