sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dica: Jogos para treinar a memória visual e auditiva


Jogo do saco
Imprima imagens de 10 objectos e arranje um saco de pano de cor escura (que impossibilite a observação do seu conteúdo).
Disponha-as em cima da mesa de forma visível. A criança selecciona agora um objecto que coloca dentro do saco nomeando o objecto de seguida. Começa posteriormente a adicionar outros ao saco nomeando sempre todos os que já colocou dentro. Por exemplo, poderá dizer: “No meu saco eu tenho um lápis, um carro, uma banana e um livro…” Perde a vez quando se esquecer dos que já estão dentro do saco. Ganha o jogo quem conseguir memorizar o maior número de objectos colocados dentro do saco.
Pode optar por reunir objectos pequenos ou alimentos como por exemplo, um feijão vermelho, um branco, um preto, um feijão-frade, um grão de arroz, um amendoim, uma avelã, uma amêndoa, uma noz e uma ervilha.
Nota: Com crianças pequenas tenha cuidado e supervisione o manuseamento de objectos pequenos.
Aumente o grau de dificuldade aumentando o número de objectos e a sua variabilidade.


Jogo das palavras
Construa uma sequência de palavras que ambos têm de repetir e adicionar novas palavras. Pode começar apenas por uma categoria (por exemplo: frutos, legumes, cores, etc.) e aumentar o grau de dificuldade misturando palavras de categorias diferentes e exigindo a ordem exacta das palavras. Ideal para jogar durante as viagens de carro.
Perde o jogo quem não conseguir reproduzir a sequência total de palavras.

Imagens retiradas da internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails