quarta-feira, 11 de julho de 2012

Autonomia I: dos 9 aos 12 meses


Frequentemente na consulta de Psicologia e de Pediatria verificamos que os pais, dada a falta de tempo e o cansaço de um dia-a-dia demasiado exigente, descuram a autonomia dos filhos. Parece-nos pertinente relembrar como as  rotinas diárias se podem transformar em treinos de autonomia.

Alimentação: Quando se introduz alimentos sólidos na dieta da criança outras alterações são também aconselhadas. É benéfico ter a sua própria cadeira e espaço suficiente para explorar os alimentos. É uma experiência nova, é natural que queira mexer, cheirar e provar aos poucos vários alimentos. A descoberta de novas texturas, cores e aromas deve ser proporcionada e estimulada, permitirá novos conhecimentos e novas aventuras. Também o é para os pais que nesta altura devem pôr em segundo plano o bebé cheiroso e com uma fatiota impecável.

Brincar: Os pais devem sentar a criança numa manta e oferecerem-lhe um brinquedo e com ela explorar o brincar livre. O brincar deve ser o veículo privilegiado para a aquisição de novos conceitos e aprendizagens.

Dormir sozinho: Nesta altura a criança deve ter o seu próprio quarto. O bebé já apresenta capacidade de auto-regulação que lhe permite confortar-se e adormecer sem a intervenção do adulto.


Imagem retirada da Internet

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails