quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Autonomia IV: 24 meses




Alimentação: Altura de começar a insistir com o uso do copo sem ajuda. Nesta altura já deverá dominar o uso da colher e treinar o do garfo.

Vestir: Exija uma colaboração activa no vestir. Deve conseguir calçar-se.

Motricidade Global: Altura de permitir uma exploração maior das escadas. Supervisione a criança enquanto sobe e desce alguns degraus sem ajuda.

Linguagem: Permita e reforce a criança que fala sozinha enquanto brinca, é uma actividade muito importante para o seu desenvolvimento mental. Não aceite apenas o apontar exija o nomear de todos os objectos que lhe pede.

Controlo dos Esfíncteres: Dar a conhecer o pote, sem imposições. Aguarde que a criança demonstre interesse e nessa altura passe à fase seguinte, iniciando as rotinas de ida ao pote, sem pressões. Reforçar positivamente o sucesso no uso do pote, batendo palmas e elogiando.


Comportamento: Esta é a idade das birras. Deve dizer-se “não” de forma assertiva, com coerência, consistência e continuidade. Não deve ser dada qualquer explicação (a criança não compreenderá) e perante o comportamento incorrecto os pais devem demonstrar tristeza e aborrecimento (expressão facial e verbalização “fiquei triste com o que aconteceu”).

Solicite a sua ajuda em pequenas tarefas em casa.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails