quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comunicação com o bebé pré-verbal: A importância das expressões (2)



Compreender as pistas dadas pelo bebé pré-verbal é fundamental. Não só para o cuidador se sentir seguro bem como para o bebé ver reconhecidas as suas emoções e necessidades.
Responda a todas estas expressões faciais. Todas elas são uma forma de comunicação e portanto pistas que deverão ser aproveitadas. Verbalize a sua interpretação, adaptando o tom de voz e aja em consonância.
1. Raiva: Sobrancelhas próximas e descidas. Olhos fixos, boca tensa.
2. Alegria: Boca esboça um sorriso, bochechas levantadas, brilho nos olhos.
3. Interesse: Sobrancelhas ligeiramente subidas, boca suavemente arredondada.
4. Repulsa: Nariz enrugado, lábio superior levantado, língua ligeiramente para fora.
A raiva surge por volta dos 6 meses de uma derivação da emoção primária desconforto/angústia dos meses anteriores. Alguns autores referem que surge antes, por volta dos 4 meses de idade em resposta a situações desagradáveis ou de restrição. Neste caso verbalize o motivo que provocou esta emoção adoptando uma postura empática mas segura, apontando a solução e não o problema. A partir dos 3 meses, o bebé já pode lidar com a frustração, por curtos períodos de tempo, sem a necessidade de ser reconfortado imediatamente.
A alegria e o interesse são emoções que nos indicam a receptividade e disponibilidade do bebé para novas aventuras e experiências. Aproveite o momento para uma massagem, para estimular a linguagem ou mesmo brincar às expressões. Aos 3 meses o bebé arregala os olhos frequentemente, sendo este um sinal de interesse pelo que está a observar.
Na repulsa, frequentemente associada a experiências de novas texturas, sons, aromas ou sabores tente minimizar o desconforto redireccionando a atenção do bebé.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails